O PINTOR QUE JOGOU COM EUSÉBIO

Para quem não conhece este embondeiro moçambicano das artes plásticas, Roberto Chichorro nasceu e cresceu em Lourenço Marques, hoje Maputo, mas foi em Portugal que se fixou. Conta hoje com 78 anos e hoje trazemos um pouco da sua trajectó-ria, ele que em miúdo jogou futebol com Eusébio, quando envergava as cores do Desportivo de Lourenço Marques, muito antes de pensar que seria na pintura que faria nome.

GESTOR QUE NO PASSADO FOI EXCELENTE ARMADOR DE JOGO

Na década de ‘80 Arão Chilaúle surgiu nas escolas de jogadores do Desportivo da capital do país. A sua estatura baixa, no princípio da sua inclusão no grupo, não chamava muita atenção, mas o técnico Gentil Escrivão não o perdeu de vista, dado que sempre que desse um toque na bola demonstrava que tinha talento. Podia ter feito uma carreira bem melhor, mas as lesões puxaram- -no para fora dos campos. Um tempo depois, já em outras funções para o seu sustento, Arão foi integrar uma empresa cervejeira bem cotada no país, onde sempre destaca- -se pelo seu empenho, tanto como era no futebol.

Um piloto emprestado à construÇão civil e à geologia

Depois de ter conhecido o interessante percurso desportivo de Gilberto Mendes (actor, encenador, produtor e apresentador de televisão) e Marlene Mendes Manave (ex-atleta e economista), “Outros Campos” encerra, por enquanto, a visita pela família Mendes com a empolgante história de José Mendes, o geólogo, engenheiro de construção civil, ex- -piloto, ex-futebolista e comentador de Fórmula-1 na SuperSport TV.

Tornei-me no que sou graças ao desporto!

Numa semana em que a Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina venceu o Egipto por 80-66, em jogo dos quartos-de-final do Afrobasket, tendo perdido depois para o Senegal nas meias-finais, o facto não passou despercebido aos olhares dos amantes da modalidade e não só face a esta façanha. desafio não poderia, obviamente, apartar-se deste facto, procurando um pretexto para recordar algumas atletas que em tempos também jogaram basquetebol.

BASQUETEBOLISTA A COMPETIR NO DESPORTO EMPRESARIAL

Apaixonado confesso pelo desporto, Salimo Abdula sonhou um dia jogar na Liga de Basquetebol Profissional dos Estados Unidos da América (NBA). Todavia, contingências da vida transformaram- -no num competidor empresarial, onde, diga-se, tem feito boa figura.

A TERNURA DOS 50!!!

Dizia Jacinto Ribeiro, no seu poema A Ternura dos 50, que “com o tempo tudo passa, tudo se imagina, tudo se inventa, apesar da meia-idade (...) Tenho os meus filhos no peito, a minha esposa no coração. (…) Lembro de tudo um pouco e nunca irei esquecer. A todos amigos agradeço esta vontade de viver”.

Bud Spencer, o exímio nadador!

Muitos moçambicanos conhecem Bud Spencer, embora possa causar alguma estranheza se falarmos em Carlo Pedersoli, seu nome verdadeiro. Bud Spencer é mais conhecido como estrela de cinema, tendo-se tornado famoso entre nós e não só com a fantástica parceria que fez com Terrence Hill, mas poucos sabem que Bud foi desportista, mais concretamente um nadador olímpico e jogador de pólo aquático italiano.

ATRÁS DA MELHOR VERSÃO DE SI MESMO!

Chama-se Miguel Malimo, mais conhecido por Miguel Capoeira Show ou King. Pratica fisiculturismo, modalidade na qual ingressou depois da capoeira regional de Angola, e artes marciais, com predilecção para o karaté, sob orientação de metres brasileiros.

HÁ UM FERREIRA QUE É UM EUSÉBIO

O título acima é de um jornal A Bola publicado no início da década de ‘80. O jornal português comparava o jogador do Maxaquene, o polivalente Leovigildo Ferreira Mabote, ao “pantera negra”, o finado Eusébio da Silva Ferreira, pela sua compleição física, aparência e a forma como corria e chutava.

A réplica do “Domador de Sonhos”!

Quem olha para a história de Auxílio Cumbe e conhece a de Beto Carrero (o Domador de Sonhos!) vai encontrar, por certo, algumas semelhanças, a partir do facto de ambos serem de origem humilde que se tornaram famosos, algo que vem na sequência de trabalho árduo, persistente, focado, e sem temer desafios.

Pág. 1 de 2

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Opinão

Publicidade