
-
Acesso
3590 vezes
Acesso
3590 vezesA Empresa Sociedades do Notícias (SN, S.A.) é uma empresa privada comparticipada pelo estado, com personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Tem por objecto principal, explorar o serviço de comunicação, garantir a liberdade de expressão e direito a informação e difundir os diversos aspectos do povo Moçambicano. Fora o seu objectivo principal a SN, S.A. tem ainda a prerrogativa de exercer actividades comerciais e financeiras.
A SN, S.A gere três Jornais (Jornal Notícias, Jornal Domingo e Jornal desafio), com 11 delegações espalhados por todas as províncias de Moçambique.
Para além dos serviços de comunicação e informação a SN, SA também presta serviços de produção e impressão gráfica, a partir da gráfica assediada na cidade da Matola.
Consolidar-se e ser reconhecido por sua importância ao oferecer Informação de qualidade na imprensa nacional.
Prestar serviços de comunicação e informação . Acompanhar o que de mais relevante acontece no país e não só, levantar dados e transformá-los em informações úteis para a sociedade, actuar pelo bem colectivo através de um trabalho responsável e de qualidade, informar sobre os acontecimentos nacionais e internacionais, divulgar produtos, empresas e contribuir para um mundo melhor ao levar ao leitor, conhecimentos através de notícias em geral, serviços, diversão, saúde, educação e cultura, culinária, desporto e qualidade de vida, tecnologia, política, etc…
A empresa Sociedade do Notícias, SA, busca trabalhar os diversos valores com a informação que procura fazer chegar ao leitor e toda a sociedade Moçambicana, presando prioritariamente o seguinte:
Comunicar e informar a sociedade moçambicana e não só, acerca dos assuntos e acontecimentos pertinentes da actualidade.
Realizar trabalhos com ética e transparecia acima de tudo: na relação com os leitores e clientes, com colaboradores, parceiros, fornecedores, com o meio ambiente e no desenvolvimento das notícias.
Trabalhar sempre pensando que ainda não foi feito o máximo, que o objectivo é sempre melhorar, inovar, se superar, para atender cada vez melhor aos leitores e clientes.
A SN tem como objectivo conscientizar, informar, divulgar, fazer conhecer, por isto leva a informação para todas as classes sociais, está em contacto directo com a população, perto dela e lutando por melhorias.
Fazer gestão de todas as delegações assediadas em todas as capitais provinciais do país.
O Noticias foi fundado em 15 de Abril de 1926, pelo Capitão Manuel Simões Vaz. O Jornal era propriedade de uma empresa cujos principais acionistas eram o advogado Eduardo Saldanha, o industrial Paulino Santos Gil e o comandante José Joaquim de Morais. A empresa propunha-se a publicar, para além do “Noticias”, o “Noticias da tarde”, que entretanto viria a ser extinto quando a sociedade comprou o jornal “A Tribuna” também já extinto. Durante muitos anos, a direcção do “Notícias” foi exercida pelo sócio fundador Manuel Simões Vaz.
A primeira edição do Jornal saiu à rua a 26 de Abril de 1926, um tablóide de quatro páginas sem ilustração, cuja tiragem foi de 36 exemplares com o preço de capa de um escudo e cinquenta centavos. A 2 de Fevereiro de 1929 tornou-se no primeiro jornal em todas as colónias portuguesas a inserir uma fotografia, facto considerado histórico na altura por significar uma evolução tecnológica ímpar na região.
O “Noticias” funcionou inicialmente na casa de um dos sócios- Eduardo Saldanha- que se situava por detrás do Mercado Central onde foi utilizada uma velhíssima tipografia, que tinha uma impressora manual que imprimia 200/250 jornais hora. Mais tarde, Manuel Vaz conseguiu um empréstimo na Caixa Económica Postal, para adquirir novas máquinas. Logo em 1927, foi adquirida a tipografia da extinta revista “O Sol”, tendo um terço do valor do material sido pago com acções do jornal.
A primeira grande crise do Jornal deu-se em 1929, quando um dos sócios, Eduardo Saldanha exigiu a restituição do material, o pagamento da depreciação por ela sofrida e a liquidação das rendas de água e luz, tudo no valor de 2.000 libras.
Contudo, a sociedade viria mais tarde, em 1933 lançado duas outras publicações, verdadeiramente pioneiras na época. A primeira revista denominada “O Ilustrado”, mas os prejuízos financeiros obrigaram ao seu encerramento no ano seguinte tendo publicado apenas 24 números. Entretanto, a edição do “Noticias da Tarde’ viria a ser mais feliz. A Sua existência era justificada pela empresa com o intuito de aproveitar as sobras das bobines de papel e por existir um interesse real dos leitores por uma edição vespertina. Iniciou-se a 15 de Abril de 1952, no 26º aniversário do jornal “Noticias” e deixou de publicar em 6 de Dezembro de 1969. Durante algum tempo foi igualmente redigido em inglês com o propósito de valorizar o turismo moçambicano junto dos países vizinhos.
No início da década 50, “Notícias” foi dirigido de facto pela filha do fundador, Male Vaz Até 1963, e a empresa teve um cunho claramente familiar. Foi assim que o poeta José Craveirinha entrou no jornal a convite dela, tendo a mesma tomado a sua defesa contra certas autoridades, a partir de algumas cronicas que escrevia.
Após a independência nacional, e tal como aconteceu na grande maioria dos meios de comunicação existentes na época, o controlo da sociedade do “Notícias” por parte da Frente de Libertação de Moçambique fez-se sem que nunca se tenha definido legalmente o novo estatuto da empresa. Esta situação só voltaria a ficar clarificada em 1993, quando o Banco de Moçambique voltou a integrar a Assembleia Geral da Sociedade.
Do ponto de vista redactorial esta transição foi feita imediatamente, sem qualquer dramatismo. Por um lado, porque os acionistas estavam interessados em dar uma nova face ao jornal, por outro, porque as forças políticas progressistas perceberam a importância de ter o periódico sob o seu controlo. Assim, logo em 29 de Maio de 1974, foi nomeado um novo director, Pedro Pereira Coutinho, e, em 2 de Junho, um subdirector, José Luís Cabaço.
A importância do “Notícias” ficou expressa nas vicissitudes que o jornal viria a sofrer nesse período de transição para a Independência. Deste modo, na madrugada de 15 de Agosto de 1974 as suas oficinas foram alvo de sabotagem tendo um grupo de indivíduos regado as instalações com gasolina e colocado um engenho explosivo. Foram muitos os prejuízos dessa operação. Voltou novamente a ser ocupado aquando dos acontecimentos do 7 de Setembro.
Após a independência o jornal sofreu importantes transformações no seu grafismo. Para além de ser alterado diversas vezes o seu cabeçalho, tendo-se adotado então por um tipo moderno, o jornal procurou outras soluções capazes de o tornar acessível a um novo publico, recém-alfabetizado, de acordo com o espirito que marcou os primeiros anos do país independente.
Do ponto de vista editorial, a sociedade “Notícias” diversificou a sua oferta publicando o semanário “Domingo” e o desportivo “Desafio”. Publicou ainda uma revista de banda desenhada intitulada “ Kurika”.
O Jornal Digital é uma versão digital da edição impressa dos jornais da SN que está diariamente nas bancas.
O subscritor terá acesso ao Notícias Digital, consoante a modalidade (subscrição) paga e respetivas durações.
As edições estão disponíveis diariamente, de segunda ao sábado (jornal Notícias), aos domingos (jornal domingo) e às segundas (jornal Desafio) o mais tardar até 7h30 (hora de Moçambique).
Subscrição diária e quinzenal apenas para jornal Notícias.
Os Serviços da aplicação Notícias Digital só podem ser subscritos por entidades físicas titulares de morada e correio eletrónico.
Os subscritores podem efectuar o registo na loja da SN (http://loja.snoticias.co.mz).
O acesso à plataforma é através do endereço http://flipbook.snoticias.app.co.mz, e aplicativo Notícias Digital disponível na App Store e Play Store.
O acesso à assinatura contratada apenas será activado após pagamento efetuado pelo subscritor e a disponibilização do jornal será do dia seguinte, não se disponibiliza edições de datas passadas.
A renovação das assinaturas pode ser gerida pelo subscritor, bastando para tal adquirir uma nova subscrição a partir do ATM (SIMO rede), Mobile.24, na Loja ou Balcão de Atendimento da SN.
Não serão permitidos cancelamentos de uma assinatura durante o período de duração da mesma.
O Subscritor reconhece e aceita voluntária e expressamente que o uso do Serviço é da sua única e exclusiva responsabilidade.
O Subscritor compromete-se a utilizar o Serviço em conformidade com as presentes condições de uso, leis e normas aplicáveis. A utilização do Serviço e qualquer dos seus elementos limita-se ao uso pessoal, exclusivo, privado, não oneroso, não colectivo, não transferível.
O Subscritor não pode copiar, editar, reproduzir, publicar, exibir, armazenar, transmitir, conteúdo ou difundir as marcas e logos contidos na aplicação sem a autorização expressa da SN.
As páginas web www.jornalnoticias.co.mz, www.desafio.co.mz, www.jornaldomingo.co.mz, http://flipbook.snoticias.app.co.mz, http://loja.snoticias.co.mz e o Notícias Digital, aplicação para dispositivos móveis (Aplicativo) acessível através da App Store e Play Store, através dos quais os utilizadores/leitores têm acesso via Internet aos conteúdos e serviços disponibilizados, são propriedade exclusiva e da responsabilidade da Sociedade do Notícias, S.A. (SN), com domicílio social na Rua Joe Slovo, nº 55, Caixa Postal 327 Baixa – Maputo, República de Moçambique e matriculada na Conservatória do Registo de Entidades Legais sob o número 3419.
Os presentes termos regem a utilização dos sites e Aplicativo da SN.
Estes termos poderão ser modificados para atender a eventuais necessidades. O utilizador/leitor deve verificar esta página periodicamente para conhecer eventuais mudanças. As mudanças que forem consideradas mais relevantes, por alterarem significativamente as condições aqui apresentadas, serão objecto de aviso prévio nas páginas web.
Entende-se por “conteúdo do site”, toda a informação presente neste site, nomeadamente textos, imagens, ilustrações, fotografias, publicidades, marcas, logotipos, design gráfico, web design e software.
Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos das Páginas Web e Aplicativo que não sejam de fornecimento de terceiros e como tal devidamente identificados são da titularidade da SN, encontrando-se protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.
Este conteúdo de site e outros elementos de propriedade intelectual não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.
É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da SN dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.
A SN reserva-se o direito a modificar a apresentação, configuração e conteúdo das Páginas Web, Aplicativo e dos serviços, assim como também as condições requeridas para o seu acesso e/ou utilização.
A SN concede aos utilizadores/leitores uma licença limitada que lhes permite aceder e utilizar este site a título pessoal, não lhes conferindo todavia o direito de realizar o download do site (excepto para armazenamento de páginas em cache). Esta licença não inclui quaisquer direitos de copiar informação de contas para utilização por outro utilizador/leitor no Aplicativo, utilização de data mining, robots ou outras ferramentas de recolha e extracção de dados entre outras actividades ilegais.
O acesso, navegação e uso das Páginas Web e Aplicativo implica e supõe a aceitação pelo utilizador/leitor do presente Aviso Legal e das Condições de Uso. Em caso de não concordar com o seu conteúdo, deve abster-se de utilizar.
O Utilizador/leitor obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou Páginas Web ou Aplicativo da SN, sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a acções ilícitas que lhe sejam atribuídas.
Entre outras, consideram-se como acções ilícitas:
A SN reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso as páginas web ou aplicativo, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. A SN não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha a ocorrer por razões que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.
Fazer comentários no site implica a aceitação de regras de civilidade e de respeito pelos outros. Os moderadores dos comentários reservam-se o direito de, na aplicação das regras de conduta indesejada, suprimir comentários no todo ou em parte e banir temporária ou definitivamente os que as ofendam de forma flagrante e/ou sistemática.
Os Utilizadores/leitores declaram que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), o utilizador/leitor é consciente da possibilidade de que a segurança das comunicações electrónicas não é invulnerável.
A SN não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos utilizadores/leitores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.
Não garante ainda, expressa ou implicitamente, a qualidade, exactidão, oportunidade, autenticidade ou boa forma dos conteúdos, e não se responsabiliza por quaisquer reclamações, penalizações, prejuízos, danos directos ou indirectos, lucros cessantes que possam surgir quer do uso ou incapacidade de uso deste site, quer ainda do acesso não autorizado ou alteração do mesmo. Contudo, a SN declara que adoptou todas as medidas necessárias, dentro das suas possibilidades e do estado da tecnologia, para garantir o funcionamento normal. No entanto, não garante a compatibilidade dos conteúdos existentes com todos os sistemas de computadores e navegadores.
Os comentários dos participantes responsabilizam apenas os seus autores, não podendo a SN de algum modo ser atribuída responsabilidade pelo seu conteúdo.
O serviço oferecido pela SN consiste na oferta aos utilizadores/leitores de uma plataforma para criar Anúncios Necrológicos e Classificados que serão publicados no Jornal Notícias impresso sem necessidade de se deslocar ao balcão de atendimento.
O utilizador/leitor concorda que deve avaliar e assumir quaisquer riscos associados a qualquer anúncio submetido ao site. Sob nenhuma circunstância, A SN será responsável, de qualquer forma que seja, pelo conteúdo e/ou pelas perdas ou danos incorridos em função do uso, submissão e acesso de qualquer anúncio disponibilizado através do site.
Com relação ao anúncio divulgado e publicado, o utilizador/leitor declara que é o titular dos direitos e/ou possui as autorizações necessárias para divulgar o conteúdo e permitir que a SN o utilize, possui o consentimento expresso, licença e/ou permissão de toda e qualquer pessoa identificável no conteúdo.
A SN não permite, e desde já considera como inadequado, quaisquer anúncios sem enquadramento legal. Desta forma, o cliente compromete-se a não divulgar ou disponibilizar de qualquer outro modo, conteúdo e/ou Anúncio:
Ilícito, protegido por direitos autorais, segredo comercial, industrial ou de terceiros; a menos que o utilizador/leitor tenha permissão do titular de tais direitos para divulgar o conteúdo e/ou Anúncio, nocivo, abusivo, difamatório ou que de qualquer forma represente ódio, invasão de privacidade ou risco a menores, falso, fraudulento, enganoso ou que represente promoção enganosa e demais situações inapropriadas.
O utilizador/leitor desde já autoriza a SN, a seu critério, preservar, armazenar todos os Anúncios e/ou conteúdos submetidos ao site, bem como todos os seus dados pessoais. Também autoriza a SN a informar e/ou divulgar de acordo com a legislação vigente, estes dados em caso de exigência legal ou se razoavelmente necessárias para: cumprir com o devido processo legal; fazer cumprir estes termos de uso responder a alegações de suposta violação de direitos de terceiros e de divulgação indevida de informações para contacto de terceiros (por exemplo, número de telefone, endereço electrónico), e para proteger os direitos, a propriedade ou a segurança de terceiros ou da própria SN.
À luz da lei 34/2014 de 31 de Dezembro sobre protecção e tratamento de dados pessoais, A SN zela pela privacidade dos seus utilizadores/leitores bem como os dados pessoais submetidos pelos mesmos, afirmando a garantia de confidencialidade
A SN não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus leitores, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a optimizar a navegação no site.
A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio utilizador ao proceder ao registo ou compra de produtos preenchendo os formulários do site, é para exclusiva informação da SN, e não será divulgada a terceiros sem o prévio consentimento do seu titular.
Este site pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da SN. Assim recomendamos que, ao serem redireccionados para sites externos, os utilizadores consultem sempre as respectivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.
A SN utiliza os dados recolhidos para as seguintes finalidades:
A SN irá conservar os dados pessoais do registo do utilizador/leitor enquanto necessário para lhe fornecer os serviços subscritos, ou pelo período que entender necessário e em conformidade com a legislação vigente, para o bom cumprimento de seus negócios. Se desejar alterar os seus dados pessoais ou solicitar que os mesmos não mais sejam tratados pela SN, pode contactar-nos através do seguinte email: suporte@snoticias.co.mz.
Tem a opção sempre de, a qualquer momento, encerrar a sua conta nos sites da SN.
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este site utiliza cookies para recolher e guardar informação.
Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o navegador do utilizador/leitor e armazenado no respectivo computador.
A apresentação dos dados estatísticos é feita de uma forma agregada e não individual, não permitindo a identificação do utilizador/leitor, de forma a permitir avaliar o desempenho deste site numa perspectiva de actualização e melhoria constantes para que se possa ir ao encontro das necessidades dos Utilizadores.
Este Aviso Legal é regido e será interpretado de acordo com a lei moçambicana.
O utilizador/leitor aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais moçambicanos para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade da SN.
A SN reserva-se o direito de actuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo do site ou Aplicativo, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.
Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização ou privacidade do site, o utilizador/leitor deverá contactar a SN, sita na Rua Joe Slovo, nº 55, Caixa Postal 327 Baixa – Maputo, Tel: 21320119/20, ou pelo endereço electrónico: suporte@snoticias.co.mz.