Macuácua ou Desportivo?

Raimundo Zandamela
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte coberta citada por Alfredo Vizeu na sua obra “Decidindo o que é notícia. Os bastidores do telejornalismo”, refere que a notícia é uma forma de ver, perceber e conceber a realidade. É um autêntico sintoma social e a análise de sua produção lança muitas pistas sobre o mundo que nos cerca. A informação ganha cada vez mais importância na contemporaneidade.

Por sua vez, Schudson considera que um cidadão mais informado criará uma melhor e mais completa democracia. Como cidadão e jornalista atento aos fenómenos sociais, observo com alguma preocupação os sistemáticos casos que têm caracterizado o Campeonato da Divisão de Honra. Deles, a violência tem sido o expoente máximo de um mal que tende a enraizar-se no tecido do futebol nacional.

Bom, ficaríamos aqui a devagar horas a fio sobre esses episódios, numa tentativa de compreender as motivações ou as possíveis causas que estariam por detrás dos mesmos… na esteira dos “casos” que fazem parte deste campeonato, que por sinal já conhece algumas das equipas (exceptuando a da Zona Sul) que disputarão o Moçambola-2019, destaca-se a queixa apresentada pelo Grupo Desportivo de Maputo (GDM) à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) no dia 20 de Setembro do ano em curso, referente ao jogador de nacionalidade ganesa, Samuel Siaw, que representa a Associação Desportiva de Macuácua, que apresenta alegadamente irregularidades no que à identificação diz respeito.

Leia mais...