VALERDINA ESTÁ DE VOLTA

Por: Deanof Potompuanha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos de Arquivo

A internacional moçambicana Valerdina Manhonga, uma base, regressa aos pavilhões de basquetebol cerca de três anos depois de ter abandonado o basquetebol. Dina, como também é tratada, regressa ao Costa do Sol (foi vice-campeã em 2015), clube que reforçou antes da sua paragem. A atleta, que atingiu o auge da sua carreira no Mundial da Turquia (2014), já treina pelas “canarinhas”, comandadas pela sua ex-colega (Desportivo, Liga Desportiva, Costa do Sol, Selecção Nacional) Deolinda Ngulela.

Valerdina Daniel Manhonga Nhantumbo, de seu nome completo, após várias conquistas e de participar de um Campeonato do Mundo, decidiu preparar o seu matrimónio, que coincidiu com os dois meses da sua gestação. Foi então que se afastou dos campos como atleta, sem terminar a última das duas épocas do seu contrato.

Valerdina iniciou a sua carreira no Clube de Desportos da Conseng, formação que representou VALERDINA ESTÁ DE VOLTA por cinco anos (1991-96). Depois rumou para o Costa do Sol, tendo emprestado o seu talento por quatro anos (1998-2002). No ano seguinte representou Académica, colectividade pela qual foi campeã nacional. Mas foi no Desportivo onde permaneceu por mais tempo e onde os trilhos reluziram. Foram seis anos (2004-2010) como “alvi-negra”, tendo conquistado a medalha de bronze em 2005, para depois ser tetracampeã (2007- 2010);

Leia mais...