NASIR SALÉ E MIGUEL GUAMBE PRIMEIROS INSTRUTORES-FIBA

Por: Deanof Potompuanha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos de Arquivo

Os treinadores Nasir Salé e Miguel Guambe, do Ferroviário da Beira e do Costa do Sol, respectivamente, são os primeiros treinadores nacionais de basquetebol a tornarem-se instrutores da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). A formação de instrutores teve lugar em Dubai entre os dias 18 e 20 de Setembro passado.

Aos 52 anos de idade, 35 dos quais dedicados ao basquetebol, Nasir “Nelito” Salé conta no seu palmarés com três títulos africanos de clubes e vários nacionais. Em 2014 levou o combinado nacional ao primeiro Campeonato do Mundo da modalidade, algo que o fez em seniores femininos.

No ano seguinte foi convidado a treinar as então bicampeãs africanas, o InterClube de Angola, naquela que seria a sua primeira internacionalização, após recusar convites de clubes como Desportivo Sfax da Tunísia bem como o Maxaquene. Em 2016 abraçou o projecto do Ferroviário da Beira, voltando a treinar uma equipa masculina. Pelo clube já foi campeão nacional e duas vezes vice-campeão nacional, sempre diante do seu homónimo de Maputo. No ano passado foi responsável por levar os “locomotivas” de Chiveve ao inédito sexto lugar na Taça dos Clubes Campeões de África, tendo afastado equipas como InterClube de Angola.

Leia mais...