Convocatória para Guiné-Bissau com mudanças a partir da baliza

Por: Atanásio Zandamela
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos de S. Sigaúque/FMF e Arquivo

Será a partir da baliza que o seleccionador Abel Xavier vai começar a operar mudanças na Selecção Nacional que venceu Zâmbia em Ndola tendo em vista o encontro referente à segunda jornada do Grupo “K” de qualificação o Campeonato Africano das Nações (CAN) diante da Guiné-Bissau, que tem lugar na tarde (17.00 horas) do próximo dia 8 de Setembro no Estádio Nacional do Zimpeto.

É que cerca de 15 meses depois do triunfo histórico diante da Zâmbia o seleccionador nacional prepara-se para voltar a mudar o dono da baliza nacional. É que depois de ter confiado numa primeira fase Guirrugo chegou à Zâmbia já com Victor como dono da baliza, mas na COSAFA deste ano experimentou Franque, que já perdeu lugar no Ferroviário de Maputo. Ricardo Campos, que há dois anos era dono da baliza, tem perdido espaço devido às lesões que o apoquentam e que o fizeram, inclusive, que perdesse lugar no onze da União da Madeira. Já Victor, que segurou a inviolabilidade das redes diante da Zâmbia, nem sequer é titular no seu Ferroviário de Nacala, daí que a mudança na baliza seja uma realidade. Aliás, a preocupação com a baliza fez com que Abel Xavier convencesse Alberto Simango Jr. a contratar pela primeira vez na história dos Mambas um estrangeiro para treinar guarda-redes, nomeadamente José Ferreira.

Mas as mudanças podem não terminar na baliza, pois fala-se duma eventual não utilização de Stanley Ratifo, o herói que emergiu em Ndola quando marcou o golo que valeu o primeiro triunfo dos últimos 40 anos diante de um carrasco habitual (Zâmbia). É que o jogador ainda não está no melhor momento de forma depois de ter ficado um bom tempo sem conseguir um clube, situação que só ficou resolvida no início de Julho e o atleta, que assinou recentemente com CFR Pforzheim da V Divisão alemã, até pode não entrar nas contas por estar focado em garantir lugar na nova equipa. Essa situação é igual à de Clésio, que também mudou de clube.

Leia mais...