É PRECISO HABITUARMO-NOS A GANHAR PORQUE JÁ PERDEMOS DEMASIADAMENTE

Por: Gilberto Guibunda
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos de Arquivo
 
Alberto Simango Jr., titular do pelouro da FMF, preside a delegação moçambicana – Namoto Chipande e Filipe Johane, vice-presidente e secretário-geral, respectivamente, são outros integrantes – que sábado último deixou Maputo para Rússia com a missão de participar na Assembleia-Geral da FIFA que antecede a abertura do Campeonato Mundial de Futebol. Esta reunião magna, recorde, terá como momento alto a eleição do/s país/es que vai/vão acolher o Mundial de 2026. Marrocos, pela África, e a dupla Estados Unidos da América/México são os principais candidatos.
Antes da partida, o dirigente federativo deixou a casa arrumada, alertando para o que deve ser o comprometimento da Selecção Nacional, principal foco. Aliás, a prestação dos Mambas na recém-terminada edição da Cosafa foi o barómetro de apelo. 
– A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) estará presente na Assembleia-Geral da FIFA, um ensejo para sacar parcerias. O presidente tem áreas definidas nas quais deverá estabelecer possíveis acordos?
– A Federação Moçambicana de Futebol vai, de facto, na Rússia (Moscovo) participar da Assembleia-Geral da FIFA, que terá lugar no dia 13 de Junho, um dia antes do arranque do Campeonato Mundial de Futebol. Esta será, no nosso ciclo, a terceira participação neste tipo de reuniões magnas, depois de termos estado em Zurique, Manama (Bahrein) e desta vez vamos a Moscovo e, coincidentemente, calha com a realização do Campeonato do Mundo de Futebol. É claro que além de representar o país a própria FMF, como filiada da FIFA, já recebeu toda a documentação do que vai ser a AG, com uma agenda intensa, mas a questão de fundo será a eleição dos candidatos que irão organizar o Campeonato do Mundo de 2026, dos quais entra um país africano, o Marrocos, e outros países que remeteram uma organização conjunta (México e Estados Unidos).