Willard foi enorme!

Uma excelente exibição do guarda-redes do Ferroviário da Beira Willard anulou todas as tentativas de o Costa do Sol chegar ao golo e consequentemente à vitória, terminando, desta forma, a partida de sábado último com um nulo que ao fim e ao cabo é bastante lisonjeiro para os treinados de Arnaldo Salvado.

É certo que o Costa do Sol teve um domínio do jogo tanto territorial assim como ao nível de posse de bola, mas não é isso que ganha jogos, sobretudo quando doutro lado está um guarda-redes em tarde “sim”. E Willard teve, de facto, uma actuação de sonho, travando no mínimo três situações claras de golo e quando não era este e defender surgiam os seus colegas da defesa a substituí-lo e nalgum momento os atacantes canarinhos é que denotavam problemas de frieza, o que fez com que até o fácil se tornasse difícil.

O jogo, que teve uma primeira parte algo interessante devido ao equilíbrio que se assistia, começou com o Costa do Sol a mostrar-se mais perigoso, tentando fazer jus ao factor casa. Foi assim que aos sete minutos Chibanga, a passe de Manuelito, fez o primeiro remate da partida travado por Willard. Volvidos quatro minutos, depois de um excelente trabalho de criatividade de Ruben, o mesmo jogador voltou a rematar forte, mas por cima.

O Ferroviário da Beira não entregou o jogo ao adversário e mesmo sem criar grandes oportunidades de golo conseguiu equilibrar a partida. No entanto, mesmo ganhando a bola e equilibrando a balança notava-se que faltava alguma qualidade nos passes e até de discernimento nas transacções ofensivas devido à má qualidade dos passes, quiçá por falta de jogadores do nível dos ausentes Paíto e Maninho.

A primeira parte terminou com uma falta cobrada por Dário Khan, com o esférico a sobrar para Chiukepo rematar forte para mais uma defesa de Willard.

Canário aperta

mas não marca

Manuelito I, que era um dos homens mais esclarecidos no meio-campo, ficou no banco, certamente por causa do amarelo que havia visto, tendo vindo para o seu lugar Alvarito.

Mas quem teve melhor início desta etapa foi o Ferroviário da Beira, que até poderia ter chegado ao golo se Dito não tivesse sido mais lesto para tirar a bola do alcance de Reinildo.

Entretanto, o equilíbrio que se chegou a ver na primeira parte deu lugar a um desequilíbrio provocado pelo Costa do Sol, que foi se agigantando, criando situações complicadas para a defensiva do Ferroviário da Beira. Foi nessa altura que se confirmou a classe de Willard, que defendia quase tudo e quando não fosse ele eram os defensores que substituíam o keeper ou, na pior das hipóteses, os próprios jogadores canarinhos se encarregavam de rematar de forma desenquadrada com a baliza. 

É certo que defendeu tudo e todas, mas o grande momento de Willard foi quando parou um forte remate de David, aos 83 minutos. Já sobre o apito final Ruben teve a última oportunidade de golo, mas novamente Willard esteve no sítio certo para negá-lo.

E o jogo terminou com o nulo a prevalecer, um resultado que castiga o Costa do Sol, que foi a equipa que mais procurou o golo, mas que encontrou um guarda-redes à altura e que negou tudo.   

Em relação à equipa da arbitragem, nalgum momento do jogo pareceu-nos que Ainad Ussene deixou jogar em demasiado, sendo obrigado a ter que compensar estas situações. Fora disso saímos do campo com dúvidas em relação a um lance em que nos pareceu que Campira atrasou deliberadamente para Soarito, que agarrou com as mãos para murmúrios dos adeptos e jogadores locomotivas. Não foi o que entendeu Ainad Ussene.

Com este empate o Costa do Sol passa a somar quatro pontos e o Ferroviário da Beira soma dois. Na próxima jornada os canarinhos defrontam a Liga Muçulmana e o Ferroviário recebe o Desportivo de Nacala.

Campo do Costa do Sol

Assistência: cerca de 3000 espectadores

Árbitro: Ainad Ussene, auxiliado por João Paulo e Osvaldo de Jesus. Quarto árbitro: Zefanias Gordandes

Acção disciplinar: amarelos para Manuelito I, pelo Costa do Sol, Henry e Elísio pelo Ferroviário da Beira

Costa do Sol, 0

Soarito

James

Dário Khan

Campira

Dito

Manuelito I (45’)

Chimango

Manuelito II (67’)

Matinde (76’)

Ruben

Chiukepo

Treinador:Arnaldo Salvado

Suplentes utilizados

Alvarito (45’)

David (67’)

Parkin (76’)

Suplentes não utilizados

Gervásio

Tchaka

Moses

Rodrigues

Fer. Beira, 0

Willard

Elísio

Emídio

Cufa

Reinildo

Gildo (58’)

Coutinho

Henry (85’)

Nelito

Mário

Mfiki (70’)

Treinador: Lucas Barrarijo

Suplentes utilizados

Edson (58’)

Djei (70’)

Mandava (85’)

Suplentes não utilizados

Kiki

Tinho

CABINAS

Guarda-redes teve

tarde espectacular

- Arnaldo Salvado, treinador do Costa do Sol

- Já esperávamos um jogo difícil. Penso que na primeira parte houve equilíbrio. Na segunda não se manifestou, pois o domínio foi completo do Costa do Sol, mas encontrámos uma equipa madura que se defendeu bem e teve um guarda-redes numa tarde espectacular, tendo sido claramente o homem do jogo. Salvou dois/três golos da nossa parte. Mas também tivemos situações que com um pouco de frieza e de qualidade poderíamos ter chegado à vitória.  

Temos que melhorar

 qualidade de passe

Victor Matine, treinador-adjunto do Fer. Beira

- É pena não ter havido golos em função do espectáculo. Fomos uma equipa que soube bem se defender, mas não estávamos bem quando partíssemos em contra-ataque, uma vez que falhávamos no último toque. Por isso temos que melhorar alguma coisa em relação à qualidade dos passes. Se empatámos com um candidato ao título então também somos candidatos.

Texto de Atanásio Zandamela

Fotos de Miqueias da Rocha

Publicidade

Moçambola 2019

Publicidade

Publicidade

Moçambola 2019

Pos Equipe J DP Pts V E D GM GC
1. B. de Pemba 0 0
2. Chibuto FC 0 0
3. ENH 0 0
4. F. Maputo 0 0
5. F. Nampula 0 0
6. L.D. Maputo 0 0
7. Textáfrica 0 0
8. T. do Pungué 0 0
9. C. do Sol 0 0
10. D. Nacala 0 0
11. F. Beira 0 0
12. F. Nacala 0 0
13. Incomáti 0 0
14. Maxaquene 0 0
15. U.D. Songo 0 0
16. Desportivo 0 0

Próximo Jogo

sábado, 30 março 2019
F. Beira vs Textáfrica
00:00 | Beira
F. Maputo vs Desportivo
00:00 | Maputo
L.D. Maputo vs ENH
00:00 | Maputo

Opinão

Publicidade

  • Publicidade

Facebook

Temos 496 visitantes e 0 membros em linha