Get Adobe Flash player

Celebrado quarta-feira última em todo o planeta o nosso país escolheu como lema das comemorações do Dia Mundial do Ambiente “Vamos Ordenar o Nosso Bairro para melhorar a Nossa 

Vida”, cujas cerimónias centrais decorreram na província de Sofala, distrito de Nhamatanda, com a presença da Ministra Para Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda Abreu.

Conforme soubemos, a escolha do lema justifica-se pelo facto de Moçambique possuir mais de 70 por cento da sua população urbana (correspondente a 35 por cento da população total) vivendo em assentamentos informais.

Aliás, nota-se que nos centros urbanos, particularmente nas áreas circundantes dos grandes empreendimentos económicos e também nos aglomerados populacionais rurais, cresce a ocupação do espaço de forma desordenado. Este facto estende às áreas de reserva, resultante da fraca implementação dos instrumentos e da falta de capacidades das instituições em promover espaços devidamente ordenados.

Com efeito, o governo do nosso país concedeu o Programa Nacional de Ordenamento dos Bairros, e o mesmo decorre a partir deste ano até 2025 em todo o país. O seu enfoque centra-se na promoção de acções ao ordenamento territorial sustentável, sendo que decorrerão neste período actividades de sensibilização nacional sobre a necessidade e vantagens de ordenar os bairros.

Para o efeito, mensagens ambientais educativas que se vão incidir na sensibilização das comunidades sobre os aspectos de boas práticas de conservação dos bairros, serão disseminadas. Este programa irá incluir todos os seguimentos da sociedade, incluindo particularmente os bairros, as escolas e outros aglomerados populacionais nas áreas urbanas e rurais. 

Opinião

Pintores sem Quadros: Comparando o Discurso dos Partidos Políticos

A política moçambicana é atípica, e idem os políticos. Isto não é produto da sua vontade, mas sim da nossa (in)capacidade de analisar o que fazem e principalmente o seu papel, o que faz com que eles insistam nesta sua forma de aparecer perante a opinião pública.

“Dois pesos e duas medidas”

Maputo é uma cidade em que continuamente se abrem e tapam valas. Pelos mais diversos motivos. Para as mais diversas finalidades. Cada um, cada empresa abre valas quando e muito em lhe apetece. Sem olhar, sem se incomodar com os inconvenientes que esses trabalhos possam causar a terceiro. Convenhamos que nem sempre ou que muito raramente o piso é deixado como foi encontrado. Não consta que alguma vez o dono obra, ou quem por si contratado tenha sido chamado à atenção pela qualidade do trabalho realizado ou pelo tempo da sua duração. Registou-se agora um caso. Que até poder ser o primeiro. Referimo-nos à empresa encarregue de proceder à montagem da canalização de gás.

Será que os países têm as democracias que merecem? (1)

Moçambique é uma democracia pluripartidária e os elementos que compõem a estrura do Estado são: Assembeia da República e Assembleias provinciais , Governo, Tribunais e um Conselho Constitucional,a funcionar em pleno, de acordo com as normas estabelecidas na constituição da República.De lembrar que o executivo de Armando Guebuza  foi reeleito em 2009 com uma  maioria absoluta de 75 por cento de votos válidos.Dito isto  Moçambique  em momento algum  deveria ser cenário de confrontação armada, opondo de um lado a Renamo, uma organização que se diz partido político, mas detém uma milícia armada contra o governo.

DE SIMPLES “PEDINTES” À “SUAS EXCELÊNCIAS” DE SIMPLES “PEDINTES” À “SUAS EXCELÊNCIAS”

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. (Efésio 4:25)

“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade” (Ernest Hemingway.)

Tabelas de Preços

Pub

Taxas de Câmbio do Dia

Países Compra Venda
Estados Unidos 30,43 30,63
Àfrica do Sul 2,91 2,93
Swazilândia 2,91 2,93
Meticais por 1000 Unidades de Moeda
Malawi 75.14 75,63
Tanzânia 18,69 18,81
Zâmbia 5,87 5,91
Zimbabwe 80,50 81,03
Japão 297,84 399,79
Meticais por Unidades de Moeda
Canada 27,83 28,01
Dinamarca 5,62 5,66
Inglaterra 50,93 51,26
Noruega 5,10 5,13
Suécia 4,68 4,71
Suíça 34,43 34,66
União Europeia 41,98 42,26

Fonte: Banco de Moçambique

Classificados

  • Necrologia1.png
  • Necrologia2.png
  • Necrologia3.png
  • Necrologia4.png

Temos 124 visitantes ligados ao Jornal Domingo.

Pub