Os dois amores do pequeno Ricky

Aos nove anos e com dois títulos nacionais nos cadetes, Ricky é também um craque no futebol e tem um sonho: ser como Cristiano Ronaldo, seu ídolo!

A essência do desporto motorizado, principalmente num país como o nosso, onde esta actividade ainda não é profissional e muito dispendiosa, é a preparação dos pilotos (como homens) para a vida futura. Aprende-se desde a academia que a concentração e a disciplina são as peças-chave para o sucesso dentro da pista e este valor transporta-se também para o resto da vida. Basicamente se pede que a disciplina do desporto motorizado seja aplicada também na vida profissional.

Seja por isso que muitos encarregados apostam neste desporto para os seus educandos, porque muitos não esperam que este seja um trampolim para se almejar chegar mais longe, como seja sonhar com a Fórmula 1. É no karting onde tudo começa e dos futuros homens para a vida que se vão formando no kartódromo do Automóvel & Touring de Moçambique há uns que se destacam mais em relação aos outros. 

A história de Ricardo Pereira, tal como outros miúdos da sua idade com os quais disputam as provas de karts do ATCM, enquadra-se nesta prisma, o de se formar como homem para o futuro. Mesmo que se esteja no karting para o objectivo acima indicado, é uma enorme satisfação para o piloto e seus agentes quando as vitórias complementam o árduo trabalho que se tem nesta modalidade.

Gilberto Guibunda