Simango anuncia regresso da Segunda Liga

Narciso Nhacila

Foto de Luís Muianga

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Júnior, diz que na Assembleia-geral Ordinária do próximo sábado vai anunciar o retorno do Campeonato Nacional da Divisão de Honra a partir deste ano. A Segunda Liga será disputada em cada uma das três regiões do país e os vencedores qualificam-se para o Moçambola, tal como acontecia no passado. A particularidade está no facto de a FMF prometer uma comparticipação financeira para minimizar os custos operacionais dos clubes.

 Compolémica por alegadamente contribuir para falsear a verdade desportiva, a Poule de Apuramento ao Moçambola passou para a história.

A gota que fez transbordar o copo de água terão sido, seguramente, as poules regionais norte e centro do país, em que para o apuramento ao Moçambola-2016 se registaram em jogos decisivos resultados que mostraram claramente que houve viciação da verdade desportiva.

Com efeito, na zona norte houve goleadas com resultados de 17-0 e 11-0 envolvendo os Ferroviário de Lichinga e Pemba, respectivamente.

Na zona centro, uma grande penalidade assinalada a favor do Chingale de Tete no último minuto de compensação, diante do Sporting da Beira, quando o resultado estava empatado em 0-0 e favorecia os beirenses, que assim se apuravam ao Moçambola, não deixou dúvidas ao presidente da FMF sobre a necessidade de mudar a forma como se faz o apuramento nas três regiões do país.

Por isso, a partir deste ano, o país volta a ter o Campeonato Nacional da Divisão de Honra.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Opinão

Publicidade