Académica-Matchedje e Fer. Gaza-ADM aquecem a primeira jornada

Na outra partida envolvendo duas equipas da mesma província, o Ferroviário de Gaza irá medir forças com a Associação Desportiva de Macuácua (ADM). Este cruzamento foi ditado pelo sorteio realizado na última sexta-feira, na sede da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), que contou com a presença dos delegados de quase todas as equipas que tomarão parte nesta prova, que terá o seu arranque no dia 23 do mês em curso e cujo término está previsto para o dia 28 de Outubro próximo.

Mesmo no meio de tantas reclamações dos clubes, em razão de ainda não haver o regulamento da prova, o sorteio teve lugar na última sexta-feira, tendo a FMF, na voz do seu secretário-geral, Filipe Johane, garantido que dentro de dias os clubes terão acesso ao regulamento.

Aliás, não só a falta do regulamento da prova inquieta os clubes. É que no rol das suas lamúrias figura também a questão do transporte, alimentação e alojamento, uma vez os clubes considerarem que não há condições financeiras para arcar com todas as despesas decorrentes da prova, mormente os das zonas norte e centro.

Enquanto os do Norte reclamam as longas distâncias que terão de percorrer durante a prova, os do Centro invocam a questão da crise político-militar como a sua maior preocupação, considerando que as deslocações serão feitas via terrestre.

Em resposta, Filipe Johane disse apenas ter tomado a peito as inquietações dos clubes, tendo na ocasião garantido que a breve trecho os clubes saberão qual será a comparticipação da FMF para ajudar os participantes.

CALENDÁRIO DA PRIMEIRA JORNADA

ZONA SUL

AD Chókwè-1.º de Maio

Clube dos Amigos-Ntumbuluko FC

Fer. Gaza-AD Macuácua

Palmeiras-Incomáti

Académica-Matchedje

ZONA CENTRO

UP Chimoio-Pipeline

Textáfrica-Fer. Quelimane

Sporting de Quelimane-Estrela Vermelha da Beira

Fer. Mocuba-Sporting da Beira

FC Angónia-Têxtil do Púnguè

ZONA NORTE

Liga Desportiva de Pemba-Águias Especiais de Lichinga

Angoche FC-UP Lichinga

Benfica de Nampula-Fer. Pemba

Fer. Lichinga-AD Pemba