FORMEI CAMPEÕES

Por: Joca Estêvão
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos de Arquivo

Para este espaço, nesta edição, trazemos o músico Roberto Chitsonzo, que também já foi deputado até o ano de 2014. Chitsonzo nasceu em Xai-Xai, província de Gaza, há 57 anos. A catequese, na Igreja Católica da sua região, abriu- -lhe as portas para a música. Tinha apenas 8 anos de idade. Quando tinha 14 anos, já depois da independência, Roberto teve a certeza que estava no caminho certo: a música estava em suas veias, mas o destino quis que, igualmente, se formasse em Educação Física em Quelimane. Depois seguiu para a Escola Secundária de Mapinhane, Vilankulo, província de Inhambane, onde começou a dar aulas.

Por escassez de professores na sua especialidade, viria a ser transferido para a cidade de Inhambane e colocado na Escola Secundária Emília Daússe. Uma circunstância de força maior, a doença de sua filha, obrigou-o a deixar a “Terra da Boa Gente” e seguir para estabelecer-se na capital do país, tendo passado a dar aulas na Escola Secundária Josina Machel. À semelhança do que acontecera em Inhambane, onde lidava com alguns alunos já federados, já em Maputo a situação não mudou. Encontrou pelo caminho meninos que já se projectavam por várias modalidades, que eram seus alunos.

- “Eles já eram federados e pelas circunstâncias eles não podiam abdicar das aulas de Educação Física”, lembrou, acrescentando que nessa altura Esperança Sambo, o falecido João Chirindza, Joaquina Baloi, as irmãs Ramira e Luísa Langa, alguns dos nomes que viriam a despontar na sua carreira desportiva ao mais alto nível, foram seus alunos.

Leia mais...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Próximo Jogo

sábado, 30 março 2019
F. Beira vs Textáfrica
00:00 | Beira
F. Maputo vs Desportivo
00:00 | Maputo
L.D. Maputo vs ENH
00:00 | Maputo

Publicidade