Venha quem vier!

Tudo o que interessava aos técnicos e jogadores da Liga Muçulmana, na tarde de ontem, era festejar, mas o capitão da equipa, Momed Hagi, disse, em breves palavras, que a equipa estava preparada, para defrontar a qualquer adversário que aparecesse pela frente.

- Outro jogo é outro jogo, há que trabalhar e acredito que para a semana estaremos melhores do que estivemos nesta eliminatória, procuraremos dar o melhor de nós, para chegarmos o mais longe possível - disse Momed Hagi, capitão da Liga Muçulmana, que começa a viagem de regresso a Maputo na tarde de amanhã, quando forem 15.00 horas de Antananarivo, tendo a chegada prevista para a noite do mesmo dia de amanhã.

Algumas histórias fizeram parte desta eliminatória que, para a República de Madagáscar, foi simplesmente uma semana negra, com o afastamento das duas equipas que a representavam nas Afrotaças, de forma precoce.

No que concerne à Liga Muçulmana, há a arreferir que os representantes do CNaPs tentaras tudo para distrair as atenções dos Campeões Nacionais de Futebol de Moçambique, para ganharem a eliminatória precocemente e fora da quadra, desde a colocação da equipa num lugar bastante distante do Stade Municipal de Mahamazina, até à disponibilização de uma alimentação algo incompatível, ainda que se possa entender como sendo parte das dificuldades a que este país insular atravessa.

Seja como for, Madagáscar passou para a história em cujos registos não aparecem boas recordações para conjuntos moçambicanos, podendo, este, via a ser o virar da história, em termos de confrontos entre as equipas destes dois país.

CNaPS é igual ao nosso INSS

O adversário da Liga Muçulmana, da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos em futebol, chama-se CNaPS. Trata-se de um clube desportivo pertencente à Comissão Nacional de Pensões Sociais, uma instituição similar ao nosso Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Tal como todas as outras equipas malgaxe, no CNaPS Sports, o futebol não é profissional. O mesmo que dizer que os seus jogadores praticam futebol fora das horas laborais, estando quase todos vinculados a diversas entidades empregadoras.

Relativamente a outras colectividades desportivas, o CNaPS Spotrts é dos clubes mais ricos de Madagáscar, mercê da sua ligação a esta instituições que tem por vocação gerir as pensões dos trabalhadores.

Cá entre nós, fica esta curiosidade: seria pacífico o INSS criar e financiar uma colectividade desportiva? Eu, sinceramente, penso que não.

Nove km percorridos

em mais de duas horas

A comitiva da Liga Muçulmana desembarcou no Aeroporto Internacional de Antananarivo por volta das 13 horas locais, mas só conseguiu chegar ao hotel e acomodar-se às 16 horas. É que após a chegada ao aeroporto, o desembaraço migratório durou perto de uma hora, só se abandonando o local quando eram 14 horas.

Depois seguiu-se um percurso de nove quilómetros, para o local de alojamento. No princípio, tudo parecia um mundo de rosas, com a satisfação de curiosidades dos jogadores ao longo das artérias da populosa Cidade de Antananarivo, mas a coisa muda de figura quando, volvidos mais de 45 minutos, não se vislumbra a aproximação ao destino, a avaliar pelos relatos que chegavam, vindos dos malgaxes que conduziam a comitiva.

Para além do tráfego infernal, em ruas estreitas e obsoletas, os carros disputam o espaço com peões, cavalos que puxam carroças e “tchovas”. Tudo isto convivendo numa santíssima paz, em detrimento do cumprimento dos horários, para quem não esteja familiarizado com a situação.

Mas não se pára por aqui: Antananarivo é uma cidade repleta de “dumba-negues”, com vendedores informais a invadirem o espaço reservado para a circulação automóvel, facto que implica um permanente exercício de “negociações”, qual automobilistas vs gado bovino nas estradas. O que, de alguma forma, minimiza este problema, é a disciplina dos condutores malgaxes, pois se fossem como nossos cá da terra… simplesmente, não se circularia.

César Langa

nosso enviado especial a Antananarivo

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fotos de Arquivo