Zimbabwe e Namíbia espreitam quartos-de-final

Diante de uma Seychelles muito bem a defender e por isso a não facilitar a missão da turma tecnicamente orientada por Saul Chaminuka, o Zimbabwe beneficiou do golo solitário do dianteiro Talent Chawaphiwa, aos 53 minutos, para assinar a sua segunda vitória.

Estava, assim, aberta a possibilidade de o Zimbabwe terminar com o resultado a seu favor, o que acabou se confirmando quando o árbitro Pritchard Nhleko, da Suazilândia, apitou pela última vez sem que os ilhéus lograssem os seus intentos, havendo a destacar que este jogo contou com os serviços do moçambicano Arsénio Marrengula, que foi segundo juiz auxiliar.

Com seis pontos na tabela classificativa, o Zimbabwe ficou a rezar para que no segundo jogo da noite, a contar para a segunda jornada do mesmo grupo, as Maurícias ousassem bater a Namíbia, facto que punha os homens da terra de Mugabe praticamente nos quartos-de-final, mas quis o destino que o resultado desse jogo deixasse a decisão sobre o apurado do grupo para a última jornada.

É que a Namíbia saiu vencedora por 2-0, numa partida em que as coisas lhe correram de feição, adiantando-se no marcador logo aos 4 minutos, com Shilongo a ser o autor do tento inaugural, tendo o mesmo jogador feito o bis, na conversão se uma grande penalidade, aos 66 minutos.

Assim, a decisão sobre quem passa para os quartos-de-final vai ser depois de amanhã, quando Namíbia e Zimbabwe se encontrarem na última jornada, estando claro que com dois pontos de avanço sobre o adversário parte em vantagem, visto que um empate é suficiente para carimbar o passaporte para os quartos, enquanto que a Namíbia precisa de vencer o jogo como condição única para a passagem.

Espera-se, pois, por um desafio em que as equipas entrarão preparadas para deixar a pele em campo, na medida em que nenhuma delas quererá perder o ensejo de passar e sonhar com o melhor resultado possível na prova.

Maurícias e Seychelles farão a última jornada sem o sonho de saborearem o topo, mas com o pleno direito de salvarem a honra.

GRUPO A

Resultados

1ª Jornada (17.05.2015)

Zimbabwe-Maurícias (2-0)

Namibia-Seychelles (0-0)

2ª Jornada (19. 05.2015)

Seychelles-Zimbabwe (0-1)

Maurícias-Namíbia (0-2)

Classificação

                         J      V      E      D     B    P

 

Zimbabwe       2    2      0    0      3-0  6

Namíbia             2     1     1     0     2-0  4

Seychelles         2     0     1     1     0-1  1

Maurícias           2     0     0     2     0-4  0