Matine é o desejado mas há falta de fundos

O impasse quanto ao futuro director do Gabinete Técnico da Federação Moçambicana de Futebol continua a arrastar-se por falta de fundos para o pagamento de salários à pessoa que vai ser indicada para ocupar o cargo.

A Federação Moçambicana de Futebol confirma que endereçou um convite ao antigo seleccionador nacional de futebol Augusto Matine para liderar o sector, mas na mesa das conversações as duas partes ainda não se entenderam quanto aos honorários que Matine deve auferir.

desafioestá na posse das propostas avançadas tanto pela Federação Moçambicana de Futebol para Augusto Matine assim com a de Augusto Matine para a FMF, sendo que os valores são muitos desfasados daquilo que se pode dar e daquilo que se pede.

Matine pretende, também, levar consigo um seu fiel colaborador, Garrine, o que iria avolumar ainda mais a conta das despesas para com salários no Gabinete Técnico.

O assunto, embora seja urgente, deverá transitar para o próximo ano, já que o presidente da Federação Moçambicana de Futebol estará ausente do país neste quadra festiva.

- Colocámos este problema do Gabinete Técnico ao Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, para vermos em conjunto se podemos encontrar uma saída para o pagamento das pessoas que vão lá trabalhar, refere Feizal Sidat.

Assim, há o desejo da FMF de ver Augusto Matine a dirigir o Gabinete Técnico, mas há problemas financeiros para o pagamento de honorários à pessoa proposta.

O técnico alemão que esteve à frente ao Gabinete Técnico nos últimos anos era a custa zero para a FMF, uma vez que era pago pela Federação Alemã de Futebol.

 

Academia de taekwondo

gradua alunos

A Academia Koguryo, de taekwondo, graduou um total de oito alunos a diversas novas categorias, que vão desde a simples faixa amarelo até ao cinturão negro, a pontuação máxima nesta modalidade que agora faz parte da família olímpica.

A Academia Koguryo funciona na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Pedagógica em Maputo, mas ainda assim dispõe de um núcleo no distrito de Boane, sendo que parte dos seus integrantes foi igualmente graduada na cerimónia da passada quinta-feira.

A cerimónia de graduação foi orientada pelo “sabonim” Zito Mata, a autoridade máxima do taekwondo em Moçambique e que, no país, representa os mestres sul-coreanos mentores desta modalidade.

Arménio Matsolo “Kyosanim”, instrutor da referida Academia e igualmente faixa preta da modalidade, congratulou-se em nome dos novos graduados, entre os quais uma única rapariga.

O taekwondo é uma modalidade de artes marciais originária da Coreia cujos princípios são a integridade, a cortesia, a perseverança, o autodomínio e o espírito indomável.

 

 

FUTSAL

 

Liga Muçulmana conquista Nacional

A Liga Muçulmana equipa orientada pelo brasileiro Roberval Ramos conquistou o campeonato nacional de Futsal ao derrotar na final a Autoridade Tributária por 4-2, num jogo em que as duas equipas mostraram um nível de competividade acima da média. Este campeonato decorreu de 9 a 16 de Dezembro do ano em curso na cidade do Chimoio e contou com a presença de seis, em representação de três províncias, nomeadamente: Cidade de Maputo, Manica e Nampula.

O campeonato foi disputado num sistema de todos contra todos em uma volta, onde depois foram apuradas quatro equipas para as meias-finais, sendo que as duas equipas representantes da capital do país conseguiram chegar a final do certame, mas com a sorte a cair do lado da turma “muçulmana”. Ainda houve espaço para a premiação dos melhores, sendo que o jogador da equipa de Abílio Antunes representante de Manica, Jacob Carlos levou o prémio de melhor marcador com 12 golos, tendo Nelson Luís jogador da Liga Muçulmana ganho o prémio de guarda-redes menos batido da prova, e por fim a equipa da Autoridade Tributária levou o prémio de equipa fair-play.

 O coordenador do campeonato nacional, Aurélio Matias faz um balanço positivo da prova, argumentando que tudo correu dentro do previsto e garante que para o ano a tendência será de melhorar cada vez mais as condições, e mais do que isso enaltece a forma como as equipas participantes se comportaram. O nacional do próximo ano está previsto para o mês de Dezembro na província da Zambézia, uma vez que esta província mostra interesse em acolher a prova.

 

Morreu Ribeiro Sábado

Perdeu a vida no princípio da tarde de ontem o antigo árbitro de futebol e presidente da Associação Provincial de Futebol de Tete, Ribeiro Sábado vítima de doença. Ribeiro Sábado destacou-se no desporto em Tete e a nível nacional através da arbitragem, tendo sido uma das figuras respeitadas a nível da província devido a sua contribuição no desporto. Até ao momento que perdeu a vida, Ribeiro Sábado exercia as funções do representante do Conselho Nacional do Desporto em Tete. Os seus restos mortais vão a enterrar numa data ainda por se anunciar.

 

 

DE FÉRIAS DESPORTIVAS

 

Bairro Paquiteque acolhe o torneio

Terminou recentemente na cidade de Pemba concretamente do bairro de Paquitequete a primeira fase do Campeonato de Férias Desportivas, uma prova que conta com a participação 12 equipas divididas em duas séries de seis equipas, sendo que a série A é compôs, ta pelas seguintes equipas: Ramuamua, Namanje, Café da Langua, Mambinhas de Cocolone, Moz Tanza e Bota Fogo, enquanto a série B é composta pelas formações de Mahafil do Cumilamba, Ondas do Mar, Académica de Ingonane, Real Quente, Gregos de Paquite e Bayer de Cumissete. Na série A a classificação é liderada pela formação de Café de Langua com nove pontos, enquanto a série B é liderada pelo Bayer de Cumissete com 10 pontos. Entretanto estão apuradas para os quartos-de-final quatro equipas, sendo que o sorteio foi realizado no sábado e ditou os seguintes jogos: Real Quente – Caf’e de Langua, Ramuamua – Bota Fogo, Bayer de Cumissete – Mafil de Cumilanga, Namanje – Gregos de Paquite.

 

Matolinhas e Malhangalene

Conquistam Nacionais de Andebol

O Clube Matolinhas sagrou-se campeã Nacional de Andebol em Seniores Femininos derrotando na final o Matchedje de Maputo por 28-18, enquanto o Malhangalene, também de Maputo, conquistou o título em Masculinos depois de derrotar na final o Atlético de Chiveve por 39-17, numa prova que contou com participação de 17 equipas, 10 das quais Masculinos e sete Femininos em representação a seis províncias, nomeadamente, cidade de Maputo, Província de Maputo, Sofala, Manica e o anfitrião Nampula.

No jogo de apuramento para o terceiro classificado em masculinos, a Universidade Pedagógica de Nampula (UP) derrotou a formação da Trovoada de Chimoio por 34 -26. Por seu turno, o Atlético de Chiveve em femininos derrotou a Associação de Mafambisse por 17-12.

O Secretário-geral da Federação Moçambicana de Andebol (FMA), Hassane Basse faz um balanço positivo da prova, uma vez que, houve um recorde em termos de participação das equipas, embora lamente o facto de o Maxaquene não ter participado no certame alegadamente por falta de condições financeiras, mas do que isso, as condições logísticas foram melhores comparativamente aos outros anos.

Entretanto, o nacional do próximo ano poderá realizar-se entre as cidades de Maputo, Manica ou Sofala, visto que, até ao momento estas três províncias são as únicas que mostraram interesse em acolher a prova.

 

ENCERRAMENTO DA EPOCA DESPORTIVA E CULTURAL

 

Urbanização movimentou-se

para despedir-se do ano de 2012

O Bairro da Urbanização, arredores na cidade de Maputo, aproveitou da melhor maneira o longo fim-de-semana que termina amanhã, através de realizações de carácter desportivo e cultural.

Assim, a Associação Desportiva e Cultura do Bairro da Urbanização promoveu um encontro entre veteranos e os jovens que participaram na Primeira Fase do Torneio BEBEC, tanto em masculinos, assim como em femininos, num cruzamento de gerações de exaltar, segundo referiu Paulino Juvêncio do Comité Organizador.

A ocasião serviu também para a ADERB oferecer um lance a cerca de 40 crianças que todos os dias se exercitam praticando desporto no campo do Bairro.

Foi no decurso de tudo isto que o Bairro da Urbanização inscreveu-se, tanto em masculinos, como em femininos, para a II Fase do Torneio BEBEC.

A inscrição das duas equipas é fruto da qualificação que conseguiram na I Fase.

O encerramento da época desportiva neste Bairro foi marcado, já ao cair da noite com uma cerimónia de confraternização entre os fazedores do desporto no bairro e os responsáveis, sendo de salientar a actuação de um grupo de bailarinas locais, muita música e animação.

 

FUTEBOL DE SALÃO

Já a equipa de futebol de salão, que integra pessoas do Bairro da Urbanização e da Maxaquene e outros que lá viveram ou nasceram, decidiu juntar-se na Matola Rio em casa do Dr. Hermínio Suéia, um dos impulsionadores da prática desta modalidade, para rija confraternização.

Durante os comeretes e beberetes, as bailarinas do Bairro da Urbanização tiveram uma actuação para abrilhantaram o acontecimento.

Deste modo, o Bairro da Urbanização encerrou a época desportiva, dizendo adeus a 2012, com alguma pompa e circunstância, tanto na Matola Rio, como no campo que o Bairro tanto lutou para o ter e o conserva até hoje.