Vale apoia Jogos Escolares

Esta cerimónia, realizada no Campo 25 de Setembro, em Moatize, foi antecedida de quatro partidas de futebol para apurar do primeiro ao quarto classificados em femininos e masculinos. Para além de taças como prémios colectivos, foram também oferecidas medalhas para o melhor guarda-redes e melhor goleador.

Nos jogos que opuseram as escolas de Cateme e de Moatize, para apuramento do terceiro e quarto classificados em femininos, a Secundária de Cateme perdeu por 5-1 diante da EPC Josina Machel. Em masculinos, a Josina Machel venceu a  EPC Oitavadas por 2-0.

Na final feminina, a EPC Paróquia São Baptista venceu a Mutarara Moatize por  1-0. Em masculinos, a Oitavadas sagrou-se campeã ao vencer a EPC Maguiguana de Cateme  por 1-0.

No entanto, para os organizadores e dirigentes das escolas, o mais importante neste evento não são os resultados, mas sim encontrar-se um meio de ocupar os jovens. Para o professor de Educação Física da Escola Secundária de Cateme, Joaquim Diogo, estes jogos aumentam a confiança das crianças de Cateme, por poderem ter contacto com as de outros distritos.

Eles devem sentir que fazem parte de uma sociedade fazendo jogos com diferentes distritos.

Este foi o culminar de um movimento que dura há cinco meses e que terá continuidade até aos Jogos Escolares do próximo ano.

Estamos a terminar esta primeira fase que durou cerca de 5 meses e que consistiu na reabilitação de quatro campos em quatro escolas, envolvendo 10 escolas e um total de 500 alunos que durante este período participaram nesta prática desportiva, referiu Abdul Adamo, gerente de Desenvolvimento Social da Vale.

Para António Guerra, director da EPC Maguiguana de Cateme, a importância deste evento está na preparação física e psicológica das crianças para que cresçam melhor.

Estou satisfeito porque não esperava chegar à fase final, mas pelo esforço dos alunos e dos organizadores chegamos lá. Com estes jogos, as crianças vão crescer saudáveis e inserir-se melhor na sociedade.

A Vale espera que este evento, bem como a realização da construção do Centro Desportivo, o distrito de Moatize possa albergar os Jogos Escolares e garantir uma participação condigna dos jovens.