Macuácua no mapa do Moçambola

Ainda que falte uma jornada por disputar a Associação Desportiva de Macuácua garantiu um lugar no Moçambola-2017, em razão da vitória de ontem frente a um outro representante da província de Gaza no Campeonato Nacional da Divisão de Honra, desta feita a Associação Desportiva de Chókwè por 3-2.

Assim, os treinados de Sebastião Sitoi somam 36 pontos, mais quatro e cinco sobre a dupla Ferroviário de Gaza e Matchedje, respectivamente. É que por mais que a ADM perca na última jornada frente ao Clube dos Amigos o mínimo que o Ferroviário pode conseguir é somar 35 pontos, sendo que o Matchedje terminará a prova com 34 pontos.

Esta é seguramente a segunda vez que o Moçambola irá escalar um posto administrativo, depois de nos anos anteriores ter escalado o posto administrativo de Xinavane. Um dado não menos importante é que no próximo ano a província de Gaza contará com dois representantes na fina flor do futebol nacional, considerando que literalmente o Clube do Chibuto já tem a manutenção garantida.

Quem também entra para a história é o jovem treinador Sebastião Sitoi, que na sua primeira aventura como treinador principal de uma equipa sénior consegue a façanha de qualificar a Associação Desportiva de Macuácua para o convívio dos grandes.

Ibraimo Assamo / Hilário Sitoi