Bem-vindos a casa de futebol

Raimundo Zandamela

Fotos de Luís Muianga

Vão ser inauguradas amanhã, na capital do país, Maputo, as novas instalações da sede da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Este acto está agendado para as 17:00 horas, podendo contar com representantes da FIFA, CAF, COSAFA, SAFA, Ministro da Juventude e Desportos e o Primeiro-Ministro, Agostinho do Rosário. 

É o abrir de uma nova página na história de uma federação que já conta com 40 anos de existência. Pela primeira vez esta agremiação dá-se por feliz por materializar um sonho que há muito andou encalhado nas gavetas.

Depois de muitos impasses e soluços havidos com o primeiro empreiteiro encarregue para a construção daquela que passará a designar-se “ A casa de Futebol”, finalmente o elenco de Feizal Sidat poderá deixar um legado as lideranças vindouras.

A ideia de se dar uma imagem nova e visível a federação de futebol só foi possível com o apoio conjunto entre a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

Foram no total gastos cerca de dois milhões de dólares americanos que compreenderam na compra, reabilitação e construção de alguns compartimentos anexos que corporizam a estrutura do novo edifício.

As novas instalações encontram-se localizadas na avenida Agostinho Neto defronte ao Instituto Nacional do Cinema no centro da cidade de Maputo. A sede conta com uma sala para seminários, formações, escritórios administrativos, diversas salas de reuniões equipadas com modernos equipamentos tecnológicos, proporcionando à federação um espaço aprazível para se trabalhar.

A cerimónia prevê contar com 300 convidados e iniciará com o corte de fita da nova sede seguindo depois a entoação do hino nacional, o descerramento das fitas do busto de Mário Esteves Coluna e da placa do auditório Ferdinad Wilson. Posto isto serão feitas orações por parte da comunidade  cristã e maometana seguindo-se depois a apresentação de vídeos dos feitos alcançados pela FMF assim como também serão homenageadas várias figuras e individualidades desportivas que se destacaram no futebol desde que foi instituída a federação.

Para além do discurso do presidente da Federação Moçambicana de Futebol tomarão igualmente a palavra os representantes da FIFA, CAF, seguindo depois a intervenção do Ministro da Juventude e Desportos Alberto Nkutumula e por fim pelo representante do governo. Para além de outras actividades artísticas que irão animar a festa os visitantes o evento prevê ter o seu epílogo quando forem 21.00 horas depois do jantar de gala que será oferecido aos visitantes.

Publicidade

Moçambola 2019

Publicidade

Publicidade

Moçambola 2019

Pos Equipe J DP Pts V E D GM GC
1. Chibuto FC 0 0
2. ENH 0 0
3. F. Maputo 0 0
4. F. Nampula 0 0
5. L.D. Maputo 0 0
6. Textáfrica 0 0
7. T. do Pungué 0 0
8. B. de Pemba 0 0
9. C. do Sol 0 0
10. D. Nacala 0 0
11. F. Beira 0 0
12. F. Nacala 0 0
13. Incomáti 0 0
14. Maxaquene 0 0
15. U.D. Songo 0 0
16. Desportivo 0 0

Próximo Jogo

sábado, 30 março 2019
F. Beira vs Textáfrica
00:00 | Beira
F. Maputo vs Desportivo
00:00 | Maputo
L.D. Maputo vs ENH
00:00 | Maputo

Opinão

Publicidade

  • Publicidade

Facebook

Temos 490 visitantes e 0 membros em linha