Bem-vindos a casa de futebol

É o abrir de uma nova página na história de uma federação que já conta com 40 anos de existência. Pela primeira vez esta agremiação dá-se por feliz por materializar um sonho que há muito andou encalhado nas gavetas.

Depois de muitos impasses e soluços havidos com o primeiro empreiteiro encarregue para a construção daquela que passará a designar-se “ A casa de Futebol”, finalmente o elenco de Feizal Sidat poderá deixar um legado as lideranças vindouras.

A ideia de se dar uma imagem nova e visível a federação de futebol só foi possível com o apoio conjunto entre a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

Foram no total gastos cerca de dois milhões de dólares americanos que compreenderam na compra, reabilitação e construção de alguns compartimentos anexos que corporizam a estrutura do novo edifício.

As novas instalações encontram-se localizadas na avenida Agostinho Neto defronte ao Instituto Nacional do Cinema no centro da cidade de Maputo. A sede conta com uma sala para seminários, formações, escritórios administrativos, diversas salas de reuniões equipadas com modernos equipamentos tecnológicos, proporcionando à federação um espaço aprazível para se trabalhar.

A cerimónia prevê contar com 300 convidados e iniciará com o corte de fita da nova sede seguindo depois a entoação do hino nacional, o descerramento das fitas do busto de Mário Esteves Coluna e da placa do auditório Ferdinad Wilson. Posto isto serão feitas orações por parte da comunidade  cristã e maometana seguindo-se depois a apresentação de vídeos dos feitos alcançados pela FMF assim como também serão homenageadas várias figuras e individualidades desportivas que se destacaram no futebol desde que foi instituída a federação.

Para além do discurso do presidente da Federação Moçambicana de Futebol tomarão igualmente a palavra os representantes da FIFA, CAF, seguindo depois a intervenção do Ministro da Juventude e Desportos Alberto Nkutumula e por fim pelo representante do governo. Para além de outras actividades artísticas que irão animar a festa os visitantes o evento prevê ter o seu epílogo quando forem 21.00 horas depois do jantar de gala que será oferecido aos visitantes.